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Como implementar a Matriz SWOT em seu negócio?

Como implementar a Matriz SWOT em seu negócio?

Estamos sempre buscando formas e ferramentas para implementar em nossos negócios e empresas, buscando melhores lucros e um aumento da produtividade. Hoje a SCOUPE vem através desse post apresentar a ferramenta da qualidade Matriz SWOT utilizada por vários empreendedores e gestores, que pode ajudar em seu negócio. 

Antes de começarmos a aplicar a ferramenta, primeiro vamos traduzir seu nome SWOT, que é a sigla das palavras Strengths (Forças), weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Depois, passamos então para a aplicação dessa ferramenta, que consiste em analisar seu ambiente interno descobrindo os pontos fortes e as fraquezas de sua empresa. Como também analisar seu ambiente externo, para descobrir quais as oportunidades e ameaças sua empresa se submete.

Sendo o ambiente interno definido como aquele sobre o qual a empresa tem controle, como maquinário, políticas de vendas, softwares, sistemas de gestão, entre outros. Já o ambiente externo engloba fatores sobre os quais a empresa não tem controle, com por exemplo o clima, taxa de juros, câmbio, crise econômicas, etc.

A ferramenta consiste em fazer uma análise de seis passos do ambiente interno e externo de sua empresa. Os passos que devem ser seguidos são:

  1. Definir suas forças.
  2. Determinar suas fraquezas.
  3. Listar suas oportunidades.
  4. Enumerar as ameaças.
  5. Colocar os dados em locais de fácil visualização e organizados, como em planilhas ou quadros.
  6. Fazer as correlações entre os fatores da matriz e determinar seus pontos fortes e os pontos a se melhorar em sua empresa.

Lembrando de determinar no final:

  • Quais forças podem potencializar quais oportunidades.
  • Quais forças podem combater quais ameaças.
  • Quais fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.
  • Quais fraquezas podem potencializar quais ameaças.

 

Perguntas que você pode fazer para descobrir forças/fraquezas e oportunidades/ameaças

Para isso, formulamos algumas perguntas que você pode fazer. Confira!

Perguntas para descobrir forças e fraquezas:

  • Como a qualidade dos funcionários pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a competência em gestão e qualidade dos líderes pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva
  • Como a infraestrutura pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a tecnologia pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a localização pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a marca pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a estrutura de capital pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a cadeia de suprimentos pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a cadeia de distribuição pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?

Perguntas para descobrir oportunidades e ameaças

Normalmente as perguntas sobre oportunidades e ameaças giram em torno da chamada análise PESTEL. Ela tem esse nome porque engloba temas como estes:

  1. Políticos
  2. Econômicos
  3. Sociais
  4. Tecnológicos
  5. Ambientais (Environmental, em inglês)
  6. Legais

Assim, as perguntas que você deve fazer são:

  • Que fatores políticos podem significar uma ameaça para meu negócio?
  • Que fatores econômicos podem significar uma ameaça para meu negócio?
  • Que fatores sociais podem significar uma ameaça para meu negócio?
  • Que fatores tecnológicos podem significar uma ameaça para meu negócio?
  • Que fatores ambientais podem significar uma ameaça para meu negócio?
  • Que fatores legais podem significar uma ameaça para meu negócio?

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